Aproveitando ao máximo a máquina  

O automobilismo percorreu um longo caminho desde os primeiros dias das corridas de arrancada na década de 1920, quando a engenharia de ponta ainda lutava para ultrapassar os 160 km/h nas pistas de corrida e os próprios automóveis estavam apenas começando a sair dos lotes de fábrica. Hoje, as corridas de Fórmula 1 são o auge do automobilismo, com uma audiência global de centenas de milhões. Os motoristas podem atingir regularmente velocidades acima de 320 km/h e suportar níveis de caças das forças G enquanto correm. E, desde os fãs que assistem ao Grande Prémio até aos pilotos que pilotam algumas das máquinas mais sofisticadas sobre quatro rodas, a Lenovo desempenha um papel fundamental na infraestrutura tecnológica da Fórmula 1. 

A engenharia de precisão e a tecnologia inovadora sempre estiveram no centro da Fórmula 1. À medida que os pilotos e suas equipes melhoram constantemente seus veículos, as emissoras, os profissionais de TI, os organizadores de eventos, os gerentes de mídia e todas as outras engrenagens da máquina organizacional da Fórmula 1, implementam o mesmo espírito tecnológico focado no futuro.  

“A inovação está incorporada em tudo o que fazemos”, explica Pete Samara, Diretor de Empreendimentos Técnicos Estratégicos da Fórmula 1. “Do carro à pista, à transmissão e aos produtos digitais, a inovação deve estar no centro de tudo o que fazemos todos os dias. único dia.” 

Para manter as muitas partes móveis da organização funcionando perfeitamente, os especialistas da Fórmula 1 fizeram parceria com a Lenovo para criar uma infraestrutura de TI que possa suportar o ritmo alucinante da inovação.  

“Precisamos fazer com que um milhão e uma peças móveis sejam sincronizadas e todas se juntem em perfeita harmonia para o fim de semana de corrida”, explica Chris Roberts, Diretor de TI da Fórmula 1. “Trata-se de garantir que a inovação se una e que façamos dela uma centena de peças móveis. por cento operacional para fãs. São muitas pessoas e muito software para trabalharmos juntos. A Lenovo é um balcão único para nós, o que é fantástico. Não apenas obtemos tecnologia incrível, mas também acesso a alguns dos melhores técnicos e conhecimentos para nos ajudar a construir soluções.” 

Um dilúvio de dados 

Um dos principais desafios de TI que a Fórmula 1 enfrenta é o grande volume de dados gerados pela organização. A Fórmula 1 não só tem todas as preocupações de dados de uma empresa e organização desportiva de âmbito mundial, mas cada carro individual também está a gerar milhões de pontos de dados em 22 Grandes Prémios em todo o mundo. 

A Fórmula 1 adquire muitos dados dos carros, como as forças G que os pilotos atingem ao virar uma curva, o ângulo de direção, o freio, o quanto o piloto está acelerando e todo o áudio e vídeo das câmeras e microfones. 

F1 and Lenovo: wall of monitors in control room

A infraestrutura tecnológica da Lenovo ajuda a colocar esses dados nas mãos dos motoristas e suas equipes instantaneamente, por meio de dispositivos na pista e oferece suporte à coleta de dados com seus servidores. 

“Temos vários servidores e dispositivos de ponta que sustentam essa operação de corrida para nós”, diz Roberts. “Temos laptops, estações de trabalho, tablets, celulares Motorola, desde a pista até o centro de transmissão.” 

Mas, além dos pilotos, os próprios fãs também podem se beneficiar diretamente dos dados gerados pela pista, já que a tecnologia Lenovo conecta a pista ao Centro de Mídia e Tecnologia que exibe os dados em tempo real como gráficos na tela para o fãs assistindo a corrida. 

Samara insiste que a experiência dos torcedores é um fator influente nos esforços constantes da organização para ultrapassar os limites tecnológicos e que o mesmo impulso está no cerne das corridas como esporte. 

F1 and Lenovo: Data points plotted on a monitor

“Para mim, correr tem tudo a ver com energia, inovação, tecnologia e entusiasmo”, diz Samara. “Os fãs gostam do fato de que a Fórmula 1 está sempre na vanguarda da inovação, tentando fazer algo novo o tempo todo, seja com os carros, com os fãs, com os dados.” 

Miras fixadas na Sustentabilidade 

Outra forma importante pela qual a Lenovo apoia a Fórmula 1 é nos esforços da organização para melhorar a sustentabilidade no automobilismo através dos Serviços de Recuperação de Ativos da Lenovo. A Lenovo ARS ajuda a F1 a desenvolver e implementar uma estratégia de disposição sustentável para o hardware tecnológico que a organização percorre. 

Ao confiar no Lenovo ARS, a F1 conseguiu compensar parte do custo de uma atualização tecnológica, bem como garantir a segurança através da destruição de dados segura e confiável. Além disso, a iniciativa promove os objetivos de sustentabilidade da organização, reciclando tecnologia de uma forma mais responsável social e ambientalmente. 

“Uma das grandes vantagens da nossa parceria com a Lenovo é a iniciativa de sustentabilidade”, afirma Amie Smith, gerente sênior de TI da F1. “Utilizamos os serviços de recuperação de ativos da Lenovo, o que significa que sabemos que nosso hardware ganhará uma segunda vida com usuários que aproveitarão ao máximo ou que estão sendo reciclados. E isso nos ajuda a atingir nossos objetivos de sermos mais sustentáveis.” 

F1 and Lenovo: Person sitting in a driving simulator

O rápido e à prova de futuro 

Parece que a velocidade da indústria só aumentará para a Fórmula 1. À medida que a popularidade do desporto continua a crescer em todo o mundo e os pilotos e as suas equipas continuam a ultrapassar os limites da velocidade e da engenharia, a F1 continua a contar com dispositivos Lenovo, soluções de infraestrutura e serviços para manter a máquina global funcionando perfeitamente. 

“A parceria com a Lenovo está nos ajudando a ser mais eficientes e eficazes em toda a organização”, afirma Roberts. “Isso permite que as equipes de TI escolham produtos de seu vasto portfólio, para se comunicarem com as necessidades da nossa organização. Nossa visão é criar o espetáculo líder mundial do automobilismo para nossos fãs. A tecnologia desempenha um papel importante nisso porque precisamos envolver nossos fãs em vários níveis, em múltiplas plataformas, em todo o mundo. Portanto, a Lenovo é o núcleo de tudo o que fazemos.” 

“A tecnologia Lenovo está no centro de nossas operações de corrida”, concorda Smith. “Sejam os dispositivos em nossas salas de servidores, ou os aparelhos Motorola andando pelo paddock, ou os laptops em nossas mãos. É realmente o que nos permite conectar com absolutamente todos.” 

O logotipo F1 FORMULA 1, logotipo F1, F1, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX e marcas relacionadas são marcas registradas da Formula One Licensing BV, uma empresa de Fórmula 1.

[ssba]

Lenovo powers Lenovo

As a global technology leader, Lenovo is pioneering the use of groundbreaking AI to enhance our own operations, so we can help enterprises transform and embrace smarter AI for all.

Learn more about our AI-powered transformation.
Don't Miss StoryHub Updates: