A Lenovo está no primeiro grupo de empresas a receber a validação net-zero da iniciativa Science Based Targets, tornando-se o primeiro fabricante de PCs e smartphones e uma das únicas 139 empresas em todo o mundo com metas validadas pelo Net-Zero Standard.
19 de janeiro de 2023 – Hoje, a Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou sua meta de atingir net-zero até 2050, validada e aprovada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), uma parceria entre o Pacto Global da ONU, o CDP e o World Resources Institute e o World Wide Fund for Nature – tornando-se o primeiro fabricante de PCs e smartphones, e uma das únicas 139 empresas no mundo, com metas net-zero validadas pela SBTi.
Ao trabalhar com a SBTi e alinhar-se com o seu Padrão Net-Zero (o primeiro do mundo), a Lenovo está a adotar uma abordagem científica, colaborativa e responsável para reduzir as emissões.
“Como líder global em tecnologia, a Lenovo está comprometida em reduzir suas emissões há mais de uma década”, disse o presidente da Lenovo, Yuanqing Yang. “Na luta contra as alterações climáticas, acreditamos que a colaboração e a responsabilização são os dois elementos críticos necessários para o sucesso colectivo. Continuamos dedicados a seguir a ciência climática, a padronizar as nossas medições e a procurar validação contínua para os nossos objetivos e progresso.”
O alinhamento das metas com o SBTi ajuda a responsabilizar as empresas pela redução de suas emissões. Sem o alinhamento com o SBTi, é difícil validar ou saber quando uma meta de emissões líquidas zero é alcançada. Isto é porque:
- Padronização: A SBTi é o primeiro órgão a padronizar o que significa net-zero no que se refere ao esforço para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius.
- Adaptação: O padrão SBTi é dinâmico e responde ao esforço coletivo das empresas e às mudanças de temperatura do planeta.
- Responsabilidade: Embora 2050 pareça distante para muitos, muitos líderes que assumem compromissos hoje poderão não estar nos seus cargos daqui a 27 anos. O alinhamento dos objectivos para reduzir as alterações climáticas a um organismo externo proporciona responsabilização e continuidade.
“A ciência climática nos diz que precisamos de cortes rápidos e profundos nas emissões se quisermos alcançar a neutralidade carbónica global e evitar os efeitos mais prejudiciais das alterações climáticas”, disse Luiz Amaral, CEO da iniciativa Science Based Targets. “As metas net-zero da Lenovo se alinham à urgência da crise climática e constituem um exemplo claro que os seus pares devem seguir.”
As metas de longo prazo da Lenovo para 2050 dão seguimento a suas metas de redução de emissões de curto prazo, validadas pelo SBTi, para 2030, todas descritas abaixo:
Meta geral Net-zero
Lenovo commits to reach net-zero GHG emissions across the value chain by FY2049/2050.
Metas de curto prazo
A Lenovo se compromete a reduzir as emissões de GEE de escopo 1 e 2 em 50% até o ano fiscal de 2029/2030 a partir de um ano base de 2018/2019. A Lenovo também se compromete a reduzir as emissões de GEE de escopo 3 do uso de produtos vendidos em 35%, em média, para produtos comparáveis dentro do mesmo período. A Lenovo se compromete a reduzir as emissões de GEE de escopo 3 de bens e serviços adquiridos em 66,5% por milhão de dólares de lucro bruto no mesmo período. A Lenovo compromete-se ainda a reduzir as emissões de GEE de escopo 3 do transporte e distribuição upstream em 25% por tonelada porkm de produto transportado no mesmo prazo.
Metas de longo prazo
A Lenovo se compromete a reduzir as emissões absolutas de GEE de escopo 1, 2 e 3 em 90% até o ano fiscal de 2049/50 em relação ao ano base de 2018/19.
A Lenovo é uma das primeiras a adotar a abordagem de redução de emissões com base científica, depois de receber aprovação para metas de redução de emissões de curto prazo para 2030 em 2020 e ajudar a testar o primeiro padrão Net-Zero desse tipo.
“O sucesso em alcançar a neutralidade carbónica depende de um quadro transparente, colaborativo e baseado na ciência que manterá as organizações responsáveis a longo prazo. A SBTi criou essa estrutura e capacitará as empresas a acelerar a redução de emissões”, comentou Carolina Milanesi, fundadora da The Heart of Tech, uma consultoria com foco em ESG.
As principais estratégias para reduzir as emissões da Lenovo incluem a redução do impacto ambiental dos seus produtos, a inovação para aumentar a sustentabilidade na sua produção e a redução das emissões em todas as suas operações e cadeia de valor. Estas estratégias foram descritas na série de vídeos Journey to Net-Zero da empresa, que demonstra como os especialistas da Lenovo estão mudando os processos de negócios para alcançar as metas para net-zero.
As medições de emissões da Lenovo contribuirão para um conjunto mais amplo de dados colaborativos para compreender e limitar as alterações climáticas, de acordo com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento em até1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Mais de 4.000 empresas em todo o mundo estão no processo de alinhar as suas metas de redução de emissões com a metodologia e processos de validação baseados na ciência da SBTi.
Além do seu trabalho para reduzir as emissões, a Lenovo foi reconhecida no Top 25 Global Supply Chain da Gartner, nas Empresas Mais Admiradas do Mundo da Fortune e como líder Climate Change e Water Security pelo CDP. Leia mais sobre os esforços da Lenovo para criar um futuro mais inteligente e sustentável para todos no Relatório ESG do ano fiscal de 2021-22 da empresa.
Para obter mais informações, visite Lenovo StoryHub.
Sobre Lenovo
A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência tecnológica global com receita de US$ 70 bilhões, classificada em 171º lugar na Fortune Global 500, empregando 82.000 pessoas em todo o mundo e atendendo milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Focada numa visão ousada para fornecer tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu o seu sucesso como a maior empresa de PC do mundo, expandindo-se ainda mais em áreas-chave de crescimento, incluindo servidores, armazenamento, dispositivos móveis, soluções e serviços. Esta transformação, juntamente com a inovação revolucionária da Lenovo, está a construir uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável para todos, em todos os lugares. Para saber mais, visite https://www.lenovo.com, e leia sobre as últimas notícias através do nosso StoryHub.