Ei, você viu manchetes como essas? “O Metaverso é um Desperdício de Trilhões de Dólares em Andamento! Ou Ninguém Está no Metaverso. Ou Trabalhar no Metaverso Vai Ser Péssimo.”
Não deixe a satisfação com os problemas das grandes empresas de tecnologia, a volatilidade das criptomoedas ou outras notícias negativas de hoje te enganarem. O Metaverso está em plena construção, e as tecnologias de realidade estendida (XR) implantadas atualmente estão demonstrando um valor real.
Eu trabalhava na web nos primeiros dias da Internet, e lembro-me dos mesmos terabytes de críticas atualmente direcionadas ao Metaverso sendo direcionados à recém-emergente rede que hoje ultrapassa todas as estimativas do que a “Autoestrada da Informação” poderia ser.
Se você não se lembra das manchetes da época, talvez as conheça agora, porque se tornaram famosas como falhas no prognóstico. Internet? Bah! e Internet ‘Pode Ser Apenas uma Moda Passageira, já que Milhões Desistem Dela’ são apenas alguns dos melhores exemplos das más análises de duas décadas atrás.
Vamos revisar. O primeiro site foi introduzido no mundo em agosto de 1991. Hoje existem quase dois bilhões de sites. Isso é uma taxa de crescimento bastante boa!
Agora, comparemos a Internet e o Metaverso. Não temos uma data simples de ‘ligar’ o Metaverso porque ainda estamos muito no início, então teremos que usar um proxy. Eu acho que março de 2016 servirá. Foi quando o Oculus Rift começou a ser enviado para os clientes, e foi quando as pessoas puderam começar a usar a realidade virtual (VR) em suas próprias casas.
Portanto, estamos a sete anos e oito meses após o nascimento do Metaverso. Comparado à história da Internet, estamos realmente apenas em abril de 1998 no Metaverso. Eu olhei para trás e não aconteceu muita coisa empolgante por volta dessa época. Mas houve algumas coisas dignas de nota em relação à indústria da computação.
A AOL aumentou suas taxas mensais de acesso à internet para $21,95 por mês.
O Google se incorporou na Califórnia.
Enquanto isso, o Facebook não foi fundado por mais seis anos, e Instagram, Netflix, Twitter, Uber e Zoom nem sequer eram uma ideia nos olhos dos inovadores e investidores.
Em 1998, na Internet, praticamente só podíamos enviar e-mails, visitar alguns bons sites de notícias e talvez comprar algo da Amazon porque ela havia começado a vender coisas além de livros.
Então, toda vez que alguém duvida desse futuro do Metaverso, gostaria de lembrá-los de que levou muito tempo para a Internet crescer. Levou tempo para projetá-la e construí-la, ainda mais tempo para monetizá-la e ainda mais tempo para interações sucessivas de inovação antes que a Internet se tornasse a espinha dorsal global de como trabalhamos, aprendemos e nos conectamos.
Nos casos da Internet e do Metaverso, não consigo deixar de lembrar da Lei de Amara. Tendemos a superestimar o efeito de uma tecnologia a curto prazo e subestimar o efeito a longo prazo. A curto prazo, o mercado está pouco impressionado com as tecnologias XR porque a maioria das pessoas ainda não experimentou o poder da tecnologia e não conseguem prever o impacto.
A indústria XR e o Metaverso que estamos construindo já percorreram um longo caminho, mas ainda há muito a ser feito. Tudo está avançando. A tecnologia é resiliente e confiável em seu crescimento. Hoje, os trabalhadores estão usando óculos inteligentes de realidade aumentada (AR) para auxiliar em fluxos de trabalho e atingir taxas de erro quase zero. Com a VR, as empresas estão experimentando treinamento até 4 vezes mais rápido em habilidades interpessoais em comparação com o treinamento em sala de aula e 275% mais confiança na aplicação de habilidades adquiridas por meio de aprendizado imersivo. Além disso, o treinamento em VR pode reduzir o risco de lesões no local de trabalho em até 43%. Estes são resultados reais hoje.
Quando essas aplicações de trabalho forem integradas a um mundo digital persistente com experiências remotas de alta fidelidade, além de jogos, entretenimento ao vivo e educação, coisas incríveis acontecerão. Novas empresas Fortune 500 nascerão, novos ídolos pop explodirão no espaço, e algumas crianças que cresceram jogando Minecraft e Roblox serão os próximos empresários bilionários do Metaverso.
Aposte contra o Metaverso se quiser. Mas eu já vi essa história antes — então estou animado para ver para onde ela está indo.
i NPR – A Look Back At The Very First Website Ever Launched, 30 Years Later
ii First Site Guide – How Many Websites Are There? – The Growth of The Web (1990–2022)
iii PWC – VR Soft Skills Training Efficacy Study; 2020
iv Enterprise Apps Today – 80+ Virtual Reality Statistics 2022; May 2022