Impulsionando a Sustentabilidade com Soluções de Dispositivos e Infraestrutura como Serviço

Aiden Griffin, Head of Solutions & Services Group, Lenovo UK&I

As mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos transformaram o cenário empresarial. Um O aumento dno trabalho híbrido e remoto, com 20% das organizações buscando implementar medidas adicionais para permitir a permanência desse novo modelo de trabalho [1], aliado a um crescente foco na sustentabilidade, tem levado as empresas a repensarem seus hábitos tecnológicos. 

 Notavelmente, Device as a Service (DaaS) e Insfrastructure as a Service (IaaS) estão ganhando destaque. Uma pesquisa da Fortune Business Insights prevê um salto colossal no mercado de DaaS, por exemplo, saltando de $22 bilhões em 2022 para quase $155 bilhões até 2030 [2]. 

 Então, o que é DaaS e IaaS, e como as assinaturas de as a Service (aaS) podem ajudar as empresas a alcançarem suas metas de sustentabilidade? Modelos como serviço, como DaaS, oferecem uma ampla gama de soluções digitais para o local de trabalho, opções de pagamento flexíveis e equipamentos confiáveis e de alta qualidade. 

 Enquanto isso, as soluções de IaaS oferecem o poder e a vantagem estratégica do hardware mais recente do centro de dados por meio de um modelo de negócios pay-as-you-go. Soluções perenes podem ser dimensionadas rapidamente sem investimentos de capital incrementais, garantindo que as organizações sempre tenham acesso à tecnologia de que precisam sem o risco de capacidade excessiva. O monitoramento, gerenciamento e suporte de serviços proativos também estão disponíveis 24/7 com soluções como o TruScale IaaS. 

 Tal flexibilidade tem visto as-a-Service Solutions se tornarem cada vez mais populares. Em uma pesquisa recente, observou-se que 7 em cada 10 CIOs estão atualmente utilizando até 50% de soluções aaS dentro de suas pilhas de tecnologia [3]. Além disso, 60% dos líderes de TI estão interessados em soluções como serviço para gestão da sustentabilidade [4]. 

 Isso pode ter um grande impacto no cumprimento dos objetivos  de sustentabilidade – empresas que vinculam suas metas de sustentabilidade e transformação digital têm 2,5 vezes mais chances de serem empresas de alto desempenho do que aquelas que não o fazem [5]. 

Como Lenovo TruScale pode ajudar 

Lenovo TruScale é um ótimo exemplo de como os objetivos de tecnologia e sustentabilidade podem ser unidos por meio de um serviço. TruScale é o portfólio mais amplo da indústria as-a-Service, desde o bolso até a nuvem, disponível em qualquer lugar do mundo, eliminando capacidade excessiva e impulsionando eficiências ao longo do ciclo de vida de TI. 

 TruScale pode otimizar o consumo de tecnologia, ajudar as empresas a escalar suas necessidades tecnológicas com facilidade, melhorar a eficiência energética e ajudar a gerenciar sua pegada de carbono. As organizações podem usar o TruScale para adotar uma economia circular e evitar o ônus de devoluções quando for hora de atualizar. Isso significa que os dispositivos são devolvidos, os dados são higienizados, renovados ou reciclados com segurança, ajudando assim a desviar o lixo eletrônico e manter os recursos circulares. 

 O modelo de pagamento pay-as-you-go também é uma solução econômica para organizações. Ele transfere os custos de CapEx (Capital Expenditure) para OpEx (Operating Expenditure), ajudando a liberar capital. Também é uma maneira eficiente de gerenciar a pegada de dispositivos de usuários finais, eliminando o superprovisionamento e otimizando recursos e custos. 

 Soluções TruScale IaaS com capacidades de medição também podem facilitar o monitoramento do consumo de energia, utilização e temperatura em seu data center. Isso significa que você tem visibilidade em tempo real da saúde de sua infraestrutura e uso de energia, e otimizar seu data center usando o Lenovo TruScale IaaS pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 e energia em até 20% [6]. 

 O acesso às soluções totalmente integradas mais recentes capacita as equipes a desempenhar suas funções da maneira mais eficiente possível, e isso pode fazer uma enorme diferença para qualquer negócio. De acordo com a Forrester, 50% dos funcionários pesquisados disseram que seus PCs estão desatualizados ou insuficientes [7], enquanto a Lenovo descobriu que 92% das organizações definitivamente ou provavelmente considerariam adicionar novas ofertas as-a-Service nos próximos dois anos como resultado de um modelo de negócios em transformação [8]. 

Adotando os recusos que você precisa 

Seja optando por dispositivos de usuário final que possam ser flexíveis conforme suas necessidades tecnológicas, ou precisando de um data center local com flexibilidade semelhante à nuvem, uma aaS solution significa que você só implantará os recursos de que precisa. 

 Ao inserir previsibilidade em seu gerenciamento de TI, os modelos como serviço fornecem a flexibilidade necessária para que sua empresa evolua. Mas a verdadeira vantagem de uma solução como serviço é que ela também pode impulsionar resultados sustentáveis tangíveis e gerenciar a pegada de carbono de seu ambiente de TI. 

 

[1] CIPD, Práticas de trabalho flexíveis e híbridas em 2023 

2] Relatório de Pesquisa de Mercado de Dispositivos como Serviço da Fortune Business Insights, 2023 

3] Lenovo, Insights centrados no ser humano para alimentar a visão de TI 

4] Lenovo, Estudo global de CIOs 

5] WEF: Bridging Digital and Environmental goals 

6] O TruScale IaaS relata com precisão o consumo de energia e as emissões de CO2, permitindo que infraestruturas gerenciadas sejam projetadas, implementadas e ajustadas não apenas para desempenho e capacidade, mas também para emissões de CO2. O monitoramento contínuo do sistema usando o Lenovo XClarity Power Monitor e as figuras de desempenho dos sistemas são usados para otimizar o consumo de energia pela infraestrutura. As emissões de CO2 serão calculadas com base na pegada de carbono localizada da fonte de energia usada. 

7] Forrester, ‘Investir em EX, Impulsionar o crescimento de sua linha de fundo’, 2020 

8] Lenovo, ‘O surgimento do CIO resiliente’, 2022 

[ssba]

MWC 2024

Experience breakthrough technology solutions and see how we're transforming, connecting, and empowering the world with AI for all.

Join us Feb. 26-29
Don't Miss StoryHub Updates: