O que as novas ThinkStations da Lenovo e os carros de luxo da Aston Martin tem em comum? Mais do que você pensa

Brian Leonard, Vice President of Design and Innovation, Lenovo

Hoje cedo a Lenovo anunciou o lançamento do ThinkStation PX, P7 e P5 – três das estações de trabalho desktop tecnologicamente mais avançadas que já construímos. Para dar vida a este trio de estações de trabalho, fizemos uma parceria com o nosso cliente Aston Martin, um renomado fabricante automotivo de alto desempenho e líder no mercado de veículos ultraluxuosos, para co-projetar o novo chassi ThinkStation. 

Recentemente tive o prazer de viajar para o Reino Unido e visitar a sede da Aston Martin em Gaydon, onde pude sentar-me e conversar com Cathal Loughnane, Diretor de Parcerias da Aston Martin, sobre a nossa colaboração em design. O grande tópico de discussão? Como o projeto de estações de trabalho desktop de alto desempenho tem mais em comum com o projeto de carros de luxo Aston Martin de alto desempenho do que você imagina. Leia abaixo para saber mais sobre como a nossa colaboração procurou refletir a icónica linguagem de design Think da Lenovo, fornecer o mais alto desempenho possível e permitir novos níveis de personalização nunca antes vistos. 

Brian and Cathal sitting side by side

Brian Leonard: Passamos muito tempo conversando sobre o futuro desses novos ThinkStations e o que ambas as nossas equipes queriam alcançar com esta colaboração. Você pode compartilhar da sua perspectiva o que foi mais importante? 

Cathal Loughnane: Bem, acho que os três desafios de design para esta colaboração foram realmente criar um design icônico para uma estação de trabalho de alto desempenho que tivesse ergonomia e capacidade de personalização incríveis. Este foi um projeto realmente único para nós, porque não só tivemos a oportunidade de colaborar com outra grande equipe de design, mas também colaboramos no design das máquinas de alto desempenho que usaremos para projetar a próxima geração de nossos veículos de alto desempenho. 

Brian Leonard: Você pode dizer um pouco mais sobre o design icônico? 

Cathal Loughnane: Com certeza. Acho que essa é a base do projeto. Uma das primeiras coisas que fizemos quando a equipa da Lenovo veio para o Reino Unido e quando os nossos designers foram para a Carolina do Norte foi realmente estudar a incrível história do design da Lenovo. Analisámos o legado do icónico vermelho e todas as diferentes camadas e versões subtis do preto que evoluíram ao longo das últimas décadas e gerações de ThinkPads e ThinkStations.

Brian Leonard: Oferecer aos clientes acesso e flexibilidade para configurar seu sistema com base em suas necessidades específicas é onde realmente trouxemos a assinatura Lenovo Red. Você pode falar mais sobre como ele é usado como elemento de design de orientação? 

Cathal Loughnane: O vermelho não é apenas o ícone ou a assinatura da marca Lenovo, mas também o guia da máquina. Por exemplo, se você precisa saber como trocar as unidades, procure o vermelho. Se precisar ligar a máquina, procure o vermelho. Precisa trocar o ventilador dentro da torre? Procure o vermelho. O máximo em ergonomia é que não existe manual do usuário e você não precisa de um com este novo design. O novo ThinkStation lhe dirá como ele precisa ser manipulado para garantir que você possa fazer o que precisa da maneira mais rápida e eficiente possível. 

Brian Leonard: É realmente interessante ver alguns dos elementos das marcas Aston Martin e ThinkStation se unindo. Você pode compartilhar mais sobre onde essas interseções são evidentes no novo design do chassi?

Cathal Loughnane: Acho que o desempenho é realmente o tecido conjuntivo que une as duas equipes de design e as duas marcas. Esteja você renderizando ou correndo, o desempenho é tudo. Trabalhamos muito para otimizar e aumentar o desempenho da próxima geração de ThinkStations para poder acompanhar os fluxos de trabalho mais complexos dos usuários de estações de trabalho. Esteja você resfriando um estrondoso motor V12 em um veículo ou resfriando a última geração de uma GPU NVIDIA em uma estação de trabalho, o desafio é sempre o mesmo. Quanto ar podemos passar pela frente e com que eficiência podemos passá-lo sobre o que precisa ser resfriado? Quando a equipe da Lenovo visitou nossa sede e viu nosso icônico grand tourer DBS e sua imensa e poderosa grade frontal, essa foi realmente a principal inspiração para o conceito de fluxo de ar criado para o ThinkStation PX. 

ThinkStation PX

Outra intersecção de design realmente interessante foi incorporar as icônicas maçanetas embutidas da Aston Martin que estão em nossos carros há décadas como uma forma de melhorar a ergonomia da máquina. Esse foi um toque criativo e um desafio de engenharia no qual trabalhamos com as equipes de design e engenharia da Lenovo para ver como poderíamos criar uma incrível maçaneta embutida na porta que se abre para o interior da estação de trabalho para uma configuração rápida e fácil. 

Cathal showing Brian the flush door handle of a car.

O fim é só o começo 

Embora a criação de um novo chassi ThinkStation icônico seja o produto final da jornada de colaboração de design de três anos com a Aston Martin, este é realmente apenas o começo. Esta linha de estações de trabalho desktop de última geração combina de forma exclusiva um formato projetado especificamente com a funcionalidade que os usuários precisam para inovar mais rapidamente e lidar com as cargas de trabalho do futuro. Mal podemos esperar para ver o que nossos clientes serão capazes de alcançar com essas novas e poderosas máquinas. Para saber mais sobre o ThinkStation PX, P7 e P5, visite www.lenovo.com/thinkstations.

[ssba]

MWC 2024

Experience breakthrough technology solutions and see how we're transforming, connecting, and empowering the world with AI for all.

Join us Feb. 26-29
Don't Miss StoryHub Updates: