A iniciativa da PepsiCo visa gerir suas emissões de CO2 de forma mais eficiente
A cada ano, mais empresas têm trabalhado para aumentar a sustentabilidade, reduzindo o seu impacto ambiental. Estes esforços fazem parte dos esforços das empresas para medir e reduzir as suas contribuições para as alterações climáticas.
A Lenovo tomou a iniciativa de apoiar os seus clientes na gestão das emissões de gases com efeito estufa (GEE) relacionadas com a TI, lançando o Serviço de Compensação de CO2 em maio de 2022. Este serviço oferece aos clientes uma forma simples e transparente de compensar as emissões de carbono e tomar medidas climáticas tangíveis, apoiando um dos projectos de ação climática das Nações Unidas. Em linha com os esforços para reduzir o seu impacto ambiental, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, decidiu adotar o serviço Lenovo CO2 Offset para gerir de forma eficiente as suas emissões de CO2 provenientes de TI. A Lenovo tem trabalhado para tornar este serviço simples para seus clientes. Ao adquirir um computador, o cliente tem a opção de adicionar créditos de carbono à sua compra. Para calcular os créditos, a Lenovo estima as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida médio dos dispositivos, desde a fabricação até o envio, uso e descarte. Estes créditos vão para um parceiro para apoiar projetos de ação climática aprovados pela ONU em todo o mundo.
“A PepsiCo é uma empresa que reconhece e valoriza a importância de agir com integridade em todos os seus processos. Temos uma estratégia global Ambiental, Social e de Governança – que chamamos de PepsiCo Positiva (pep+) – focada em manter uma operação que busca a eficiência, ao mesmo tempo que cuida das pessoas e do planeta. Por isso, estamos sempre em busca de projetos e parceiros que nos ajudem a contribuir para a gestão do impacto do nosso negócio no meio ambiente, como é o caso do Lenovo CO2 Offset, um importante serviço que ajuda nossa equipe de TI a contribuir nesse processo” , afirma Renato Gaido, Gerente Sênior de Tecnologia da Informação da PepsiCo.
A PepsiCo tem 70 anos de história no Brasil, ocupando um parque tecnológico com mais de 4.000 computadores e cerca de 1.000 dispositivos sendo aposentados e atualizados a cada ano. A PepsiCo adotou o serviço de compensação de CO2 da Lenovo enquanto avaliava as substituições de computadores em 2023 e os benefícios que o serviço oferecia. Como um dos primeiros fabricantes de PCs do mundo a oferecer este serviço na indústria de tecnologia, a Lenovo oferece o serviço CO2 Offset para suas linhas e servidores de PCs Think, Legion e Yoga. Os clientes podem acompanhar o valor estimado das emissões de carbono associadas a cada dispositivo incluído no serviço através do seu número de série. É ainda possível visualizar detalhes dos projetos de ação climática apoiados através das compensações de CO2, garantindo assim transparência em todo o processo.
Com os primeiros PCs adquiridos com o serviço, Gaido destaca a transparência na consulta de como os créditos estão sendo aplicados. “Conseguimos consultar a partir de um número de série e um certificado internacional, que registra qual projeto aprovado pelas Nações Unidas a respectiva máquina está sendo beneficiada. São projetos facilmente rastreáveis, em todo o mundo, que são auditados e monitorados.”
O departamento de TI da PepsiCo Brasil foi o primeiro no mundo entre as subsidiárias da empresa a utilizar o Lenovo CO2 Offset Service e já estuda expandir o serviço para outros países.
Trabalhando para um future mais inteligente
Lançado em maio de 2022, o serviço de compensação de CO2 da Lenovo já ajudou seus clientes a atingir a marca de 1 milhão de toneladas métricas de dióxido de carbono* compensado pelo uso do serviço de compensação de CO2 somente na compra de PCs da linha Think, o equivalente aos gases de efeito estufa emitidos por mais de 215.000 veículos de passageiros** conduzidos ao longo de um ano. Recentemente, o serviço também foi estendido aos servidores da linha ThinkSystem.
Além dos serviços de compensação de CO2, a Lenovo comprometeu-se a atingir emissões líquidas zero até 2050, em linha com o Padrão Net-Zero criado pela iniciativa Science Based Target (SBTi). A Lenovo é uma das primeiras a adotar metas baseadas na ciência para a redução absoluta de emissões e é a primeira fabricante de PCs e smartphones a ter suas metas validadas pelo SBTi.
O fabricante expandiu a sua participação na economia circular, aumentando a quantidade de produtos que integram conteúdo reciclado pós-consumo de circuito fechado para 298 no ano fiscal de 2022/23 (contra 248 no ano fiscal de 2021/22).
“Lenovo is committed to the vision of providing smarter technology for all people and helping to decarbonize the global economy. We have expanded this vision to our internal processes and services to invite our customers to join us on this journey towards a more sustainable future”, says Leandro Lofrano, Director of Corporate Products at Lenovo.
“A Lenovo está comprometida com a visão de fornecer tecnologia mais inteligente para todas as pessoas e ajudar a descarbonizar a economia global. Ampliamos essa visão para nossos processos e serviços internos para convidar nossos clientes a se juntarem a nós nesta jornada rumo a um futuro mais sustentável”, afirma Leandro Lofrano, Diretor de Produtos Corporativos da Lenovo.
**Fonte: https://www.epa.gov/energy/greenhouse-gas-equivalencies-calculator