Mulheres latino-americanas na tecnologia: mudando o status quo

Ariana Wilson, Global Philanthropy and Communications Intern

A América Latina abriga alguns dos maiores e mais promissores centros de tecnologia do mundo. O crescimento de startups na América Latina beneficiando-se do investimento em infraestrutura de tecnologia aumentou a demanda por talentos em tecnologia, incluindo desenvolvedores de software e engenheiros. Para apoiar essa necessidade de grandes talentos, a organização sem fins lucrativos Laboratoria foi lançada em Lima, Peru, em 2014, com a missão de não apenas fortalecer o pipeline de tecnologia local, mas garantir sua diversidade.

Laboratoria (uma das vencedoras do 35 Year Grant da Lenovo) transforma a vida das mulheres latino-americanas e suas famílias, oferecendo oportunidades de sucesso em uma carreira de tecnologia por meio de programação de computadores, desenvolvimento web e habilidades socioemocionais. O Laboratoria não apenas apoia seus alunos por meio do Laboratoria for Women, mas também ajuda as empresas aprimorarem seus talentos por meio do Laboratoria for Business. Apoiado pela doação de produtos Lenovo e funcionários voluntários, o Laboratoria está se tornando um importante programa de desenvolvimento profissional para mulheres na América Latina. 

A Lenovo iniciou sua parceria com o Laboratoria Peru em 2015 e desde então se expandiu para o Chile e o México. Em 2019, os funcionários da Lenovo ajudaram a implementar um programa de orientação para o Laboratoria Chile. Dois meses antes de se formar, cada aluno fez par com um funcionário Lenovo como seu mentor, e eles os ajudaram no processo de colocação de emprego, incluindo: redação de Curriculum Vitae (CV), entrevistas simuladas e habilidades de desenvolvimento profissional. 

 “O programa de mentoria da Lenovo foi uma das oportunidades mais valiosas que tive na minha vida”, disse Andrea Gonzalez, graduada e participante de mentoria do Laboratoria Chile. “Os funcionários da Lenovo estavam comprometidos em compartilhar o conhecimento necessário para que eu pudesse colocar em prática quando minha nova carreira começasse – como me apresentar neste mundo e usar minhas habilidades de maneira eficaz. Embora o programa de orientação tenha terminado, sei que [os funcionários da Lenovo] estão disponíveis para me ajudar em todas as dificuldades que surgirem.” 

“ O programa de mentoria da Lenovo foi uma das oportunidades mais valiosas que tive na minha vida” 

Muitos dos relacionamentos de mentores e aprendizes com funcionários da Lenovo continuam a crescer depois que as mulheres se formam no bootcamp do Laboratoria. 

 O programa de colocação de trabalho do Laboratoria for Women consiste em um bootcamp intensivo, baseado em projetos, de 6 meses para cerca de 60 alunos que estudam desenvolvimento web e design de experiência do usuário (UX). 

O bootcamp é voltado para mulheres que não tiveram oferta de emprego em sua área de estudo ou não têm acesso ao crescimento profissional e à independência financeira, independentemente do acesso à educação. No entanto, qualquer mulher pode se inscrever e nenhuma experiência anterior em programação de computadores é necessária. 

 Após a formatura do bootcamp, os alunos são fluentes nas linguagens de programação HTML, CSS e JavaScript. Com os títulos de graduação de “Desenvolvedor Front-end” ou “Desenhista  de UX”, os Talent Fests (feiras fom foco em carreiras) do Laboratoria auxiliam os graduados no processo de colocação profissional. 

 A Lenovo tem o orgulho de patrocinar feiras de carreira do Laboratoria e recrutar os graduados junto com outras corporações e negócios. Os alunos que conseguirem um emprego usando as habilidades aprendidas no Laboratoria pagarão o programa em parcelas após os primeiros seis meses de emprego. Para os demais alunos, o treinamento no Laboratoria é gratuito. 

 “É uma grande honra poder participar do programa [da mentoria da Lenovo] e ajudar as mulheres do Laboratoria”, disse Ignacio Carmach, gerente de marca da Lenovo Chile, mentor do Laboratoria Chile. “O nivel de esforço que eles colocam para aprender algo novo, algo que muitas vezes não tem nada a ver com a carreira que estudaram, e a oportunidade de aprender algo que pode mudar suas vidas é realmente inspirador. Eu quero ver [as mulheres] tendo muito sucesso.” 

Women a part of Laboratoria Chile bootcamp learning how to code

Além do Laboratoria for Women, o Laboratoria também auxilia empresas que buscam talentos diversos por meio do Laboratoria for Business, que consiste em treinamentos corporativos e programas de aceleração para aprimorar a cultura de aprendizado da empresa. O Laboratoria for Business não apenas conecta empresas com graduados em bootcamps, mas também ajuda a liberar todo o potencial da força de trabalho existente por meio de maior alcance e inovação em tecnologia. 

 Atualmente, o programa de colocação profissional e os programas de treinamento corporativo do Laboratoria se expandiram de Lima, Peru, para Santiago, Chile; São Paulo, Brasil; Cidade do México, México; Guadalajara, México; e Bogotá, Colômbia. Devido ao coronavírus, todos os programas passaram para o formato remoto, mas ainda fornecem programação de alta qualidade e ajuda mulheres a desenvolverem habilidades de vida que podem ser usadas em um ambiente de trabalho repleto de mudanças. 

 A colocação profissional de 82% dos graduados do Laboratoria permite que eles quase tripliquem sua renda (em média), melhorem suas  vidas  e  tenham  um  impacto positivo em suas famílias e comunidades (Laboratoria, 2019). 

Lenovo employees with their mentee at the closing ceremony of the Laboratoria Chile bootcamp

Este ano, a Lenovo planeja fornecer computadores pessoais e orientação para todos os locais do Laboratoria na América Latina. A Lenovo também está desenvolvendo workshops profissionais para serem implementados como parte do bootcamp, liderados por profissionais da área. Os alunos escolherão os tópicos, e alguns podem incluir: Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) ou um painel de funcionárias da Lenovo discutindo sua jornada e como estão tendo visibilidade no mercado de tecnologia. 

 O investimento da Lenovo no Laboratoria ajudou a melhorar a experiência das mulheres no bootcamp – profissional e socialmente. A Lenovo continua cumprindo sua missão de fornecer tecnologia mais inteligente para todos, ajudando a criar uma indústria de tecnologia mais diversificada e inclusiva. 

.

[ssba]

MWC 2024

Experience breakthrough technology solutions and see how we're transforming, connecting, and empowering the world with AI for all.

Join us Feb. 26-29
Don't Miss StoryHub Updates: