Uma corrida de engajamento: proporcionando melhor acesso à educação com o Instituto Ayrton Senna

Ayrton Senna é mundialmente reconhecido como um dos maiores pilotos de Fórmula 1 da história do esporte. Para a maioria dos brasileiros, acordar para vê-lo correr nas manhãs de domingo era tão crucial quanto ir à igreja. Por mais que pudessem contar com seu desempenho bem-sucedido em uma corrida, os brasileiros também podiam contar com o caráter de Senna para deixar sua nação orgulhosa.  

Ele constantemente defendeu o valor e a importância da educação por meio da filantropia pessoal e em suas entrevistas na televisão pós-corrida. A vida e a liderança de Ayrton Senna foram interrompidas cedo demais. Após sua morte em uma corrida de 1994, sua família cimentou seu legado ao fundar o Instituto Ayrton Senna com a missão de proporcionar acesso à educação de qualidade para o maior número possível de jovens.

 

“Para mim é uma honra e um privilégio trabalhar com o Instituto Ayrton Senna e trabalhar de perto com Viviane Senna, que tornou realidade o sonho de seu irmão”, comentou Ricardo Bloj, gerente geral de negócios de PCs e Smart Devices da Lenovo no Brasil. Sua liderança e o alinhamento da Lenovo com a visão de Ayrton Senna moldaram uma parceria de marketing inovadora entre a empresa e a ONG. Juntos proporcionam um melhor acesso à educação de qualidade no Brasil, porque, como diz Bloj, “Ayrton entendeu que sem acesso à educação de qualidade aos brasileiros, essa nação nunca poderia ser um país totalmente desenvolvido”. 

 Hoje, 48 milhões de alunos estão matriculados nas escolas públicas do Brasil, a maioria dos quais não teria condições de estudar. O Instituto Ayrton Senna trabalha com o sistema público de educação do Brasil para fornecer soluções para a formação de professores, gestão de sistemas educacionais e defender políticas públicas que apoiem o sistema educacional brasileiro. 

 A Lenovo firmou parceria com o Instituto Ayrton Senna em 2019, unindo forças à missão com contribuições a cada unidade vendida aos consumidores no Brasil. Todas as máquinas que fazem parte da parceria são vendidas com um adesivo com a logomarca do instituto e um texto que garante ao consumidor que sua compra está apoiando a educação. Dada a escala da Lenovo como a empresa de PCs número 1 do mundo, a parceria rendeu US$ 1,3 milhão em contribuições ao Instituto Ayrton Senna e beneficiou mais de 150.000 alunos por ano. 

Além do gerente geral da Lenovo no Brasil, Ricardo Bloj, a parceria recebeu forte apoio de Luca Rossi, que supervisiona os negócios de PCs e dispositivos inteligentes da Lenovo para toda a América Latina, Europa, Oriente Médio e África.

“O apoio inicial para esta parceria de Luca, Yolanda Conyers e Lenovo Foundation foi vital para seu sucesso. Após quase três anos de planejamento à entrega, sinto que, juntamente com o IAS, contribuímos para o sistema educacional no Brasil, especialmente em 2020, quando tantos professores e alunos precisavam de um suporte mais forte e inovador para ensinar e aprender remotamente”, afirma Bloj. 

Os funcionários da Lenovo também podem se orgulhar da parceria por meio de um programa de contribuição correspondente e oportunidades de voluntariado após a pandemia. O próprio Ricardo Bloj passou a integrar a diretoria da ONG do Instituto Ayrton Senna (IAS), creditando à iniciativa a experiência prática com o potencial da responsabilidade social corporativa. 

Aprendi a ser um executivo mais socialmente responsável, mais sensível à realidade desafiadora de organizações como o IAS que apoiam e ajudam os mais necessitados.” 

Foi uma ótima experiência servir no conselho do IAS, especialmente enquanto aprendia mais sobre seu trabalho inovador e como eles enfrentaram o impacto do COVID-19 no sistema educacional. Além disso, como membro do conselho, posso ajudar na arrecadação de fundos para a campanha “McDia Feliz” em novembro, que arrecadou recursos para o IAS e o Instituto Boldrini (Tratamento do Câncer Infantil).” 

 À medida que a Lenovo e o Instituto Ayrton Senna iniciam seu terceiro ano de parceria, a Lenovo continua buscando oportunidades semelhantes para integrar o propósito social ao modo diário de fazer negócios. Essa perspectiva de futuro não é possível sem a liderança comprometida de Rossi e Bloj, que enxergam a parceria como uma estratégia de longo prazo e benefício mútuo para o marketing da Lenovo no Brasil. 

 “Não tenho dúvidas de que nossa percepção de marca foi ajudada por essa parceria com o IAS. Muitos clientes escolheram a Lenovo por causa disso também, nos colocando no topo do mercado consumidor no Brasil, e posso sentir o orgulho dos funcionários da Lenovo que se orgulham de trabalhar em uma empresa que retribui com tanto.” 

 

[ssba]

MWC 2024

Experience breakthrough technology solutions and see how we're transforming, connecting, and empowering the world with AI for all.

Join us Feb. 26-29
Don't Miss StoryHub Updates: