Uma corrida de engajamento: proporcionando melhor acesso à educação com o Instituto Ayrton Senna

Ayrton Senna é mundialmente reconhecido como um dos maiores pilotos de Fórmula 1 da história do esporte. Para a maioria dos brasileiros, acordar para vê-lo correr nas manhãs de domingo era tão crucial quanto ir à igreja. Por mais que pudessem contar com seu desempenho bem-sucedido em uma corrida, os brasileiros também podiam contar com o caráter de Senna para deixar sua nação orgulhosa.  

Ele constantemente defendeu o valor e a importância da educação por meio da filantropia pessoal e em suas entrevistas na televisão pós-corrida. A vida e a liderança de Ayrton Senna foram interrompidas cedo demais. Após sua morte em uma corrida de 1994, sua família cimentou seu legado ao fundar o Instituto Ayrton Senna com a missão de proporcionar acesso à educação de qualidade para o maior número possível de jovens.

 

“Para mim é uma honra e um privilégio trabalhar com o Instituto Ayrton Senna e trabalhar de perto com Viviane Senna, que tornou realidade o sonho de seu irmão”, comentou Ricardo Bloj, gerente geral de negócios de PCs e Smart Devices da Lenovo no Brasil. Sua liderança e o alinhamento da Lenovo com a visão de Ayrton Senna moldaram uma parceria de marketing inovadora entre a empresa e a ONG. Juntos proporcionam um melhor acesso à educação de qualidade no Brasil, porque, como diz Bloj, “Ayrton entendeu que sem acesso à educação de qualidade aos brasileiros, essa nação nunca poderia ser um país totalmente desenvolvido”. 

 Hoje, 48 milhões de alunos estão matriculados nas escolas públicas do Brasil, a maioria dos quais não teria condições de estudar. O Instituto Ayrton Senna trabalha com o sistema público de educação do Brasil para fornecer soluções para a formação de professores, gestão de sistemas educacionais e defender políticas públicas que apoiem o sistema educacional brasileiro. 

 A Lenovo firmou parceria com o Instituto Ayrton Senna em 2019, unindo forças à missão com contribuições a cada unidade vendida aos consumidores no Brasil. Todas as máquinas que fazem parte da parceria são vendidas com um adesivo com a logomarca do instituto e um texto que garante ao consumidor que sua compra está apoiando a educação. Dada a escala da Lenovo como a empresa de PCs número 1 do mundo, a parceria rendeu US$ 1,3 milhão em contribuições ao Instituto Ayrton Senna e beneficiou mais de 150.000 alunos por ano. 

Além do gerente geral da Lenovo no Brasil, Ricardo Bloj, a parceria recebeu forte apoio de Luca Rossi, que supervisiona os negócios de PCs e dispositivos inteligentes da Lenovo para toda a América Latina, Europa, Oriente Médio e África.

“O apoio inicial para esta parceria de Luca, Yolanda Conyers e Lenovo Foundation foi vital para seu sucesso. Após quase três anos de planejamento à entrega, sinto que, juntamente com o IAS, contribuímos para o sistema educacional no Brasil, especialmente em 2020, quando tantos professores e alunos precisavam de um suporte mais forte e inovador para ensinar e aprender remotamente”, afirma Bloj. 

Os funcionários da Lenovo também podem se orgulhar da parceria por meio de um programa de contribuição correspondente e oportunidades de voluntariado após a pandemia. O próprio Ricardo Bloj passou a integrar a diretoria da ONG do Instituto Ayrton Senna (IAS), creditando à iniciativa a experiência prática com o potencial da responsabilidade social corporativa. 

Aprendi a ser um executivo mais socialmente responsável, mais sensível à realidade desafiadora de organizações como o IAS que apoiam e ajudam os mais necessitados.” 

Foi uma ótima experiência servir no conselho do IAS, especialmente enquanto aprendia mais sobre seu trabalho inovador e como eles enfrentaram o impacto do COVID-19 no sistema educacional. Além disso, como membro do conselho, posso ajudar na arrecadação de fundos para a campanha “McDia Feliz” em novembro, que arrecadou recursos para o IAS e o Instituto Boldrini (Tratamento do Câncer Infantil).” 

 À medida que a Lenovo e o Instituto Ayrton Senna iniciam seu terceiro ano de parceria, a Lenovo continua buscando oportunidades semelhantes para integrar o propósito social ao modo diário de fazer negócios. Essa perspectiva de futuro não é possível sem a liderança comprometida de Rossi e Bloj, que enxergam a parceria como uma estratégia de longo prazo e benefício mútuo para o marketing da Lenovo no Brasil. 

 “Não tenho dúvidas de que nossa percepção de marca foi ajudada por essa parceria com o IAS. Muitos clientes escolheram a Lenovo por causa disso também, nos colocando no topo do mercado consumidor no Brasil, e posso sentir o orgulho dos funcionários da Lenovo que se orgulham de trabalhar em uma empresa que retribui com tanto.” 

 

[ssba]

Lenovo Tech World '22

Last year we entered the next reality. This year we're living it. Join the visionary virtual event on Oct. 18 and see how Lenovo's smarter technology is empowering people everywhere to change their world for the better..

Register today.
Don't Miss StoryHub Updates: