A visão computacional está transformando a forma como os varejistas entendem o comportamento de compra das pessoas nas lojas e abordam questões críticas de prevenção de perdas, incluindo a redução do varejo e o crime organizado no varejo (ORC). Dustin Ares, diretor e gerente geral de análise de vídeo, IA e incubação da Sensormatic Solutions, explica.
Compreender exatamente como os consumidores se comportam ao passar por uma loja é um desafio constante para os varejistas. Mesmo a menor mudança de comportamento, motivada por um novo design, sortimento de merchandising, disponibilidade de pessoal ou mudança de exibição, pode produzir um impacto imediato nos resultados financeiros.
Isso é algo que a Sensormatic Solutions entende muito bem. Líder global em tecnologia de varejo – incluindo prevenção de perdas e responsabilidade, experiência do comprador, inteligência de estoque e soluções de eficácia operacional – a Sensormatic Solutions fornece aos varejistas tecnologia que permite experiências personalizadas e sem atrito para os compradores.
Para obter insights, os varejistas monitoram tantas interações quanto possível. Por exemplo, desde dispositivos que contam o número de pessoas que entram numa loja até tecnologias baseadas na localização que monitorizam o movimento dos compradores, estas inovações fornecem dados concretos que devem ser analisados e considerados. Mas e os elementos que não podem ser medidos facilmente, como a natureza das interações com a equipe ou o tempo gasto navegando em cada corredor ou prateleira?
Dustin Ares, diretor e gerente geral de análise de vídeo, IA e incubação da Sensormatic Solutions, está defendendo tecnologias de visão computacional que têm o poder de transformar os insights do varejo de maneiras totalmente novas.
Como diz Dustin: “A visão computacional traz uma abordagem completamente nova para a coleta de dados na loja. Basicamente, estamos trazendo o mesmo tipo de insights comportamentais disponíveis para varejistas de comércio eletrônico para a loja física. Permite capacidades revolucionárias, mesmo em áreas onde anteriormente dependíamos de anedotas e intuição.”
A inovadora tecnologia de visão computacional da Sensormatic Solutions aproveita a infraestrutura de câmeras existente dos varejistas e usa IA de aprendizagem profunda para entender o que vê. Por exemplo, numa porta, o sistema pode distinguir compradores individuais à medida que entram para melhorar a precisão da contagem de passos. Ou, em outro caso, a visão computacional pode compreender as interações entre compradores e funcionários analisando a linguagem corporal e os movimentos.
Como explica Dustin: “Desde o momento em que um comprador passa pela porta até o tempo de espera no caixa, nossas soluções de visão computacional criam uma história holística do que está acontecendo em sua loja. Nossas soluções ajudam os varejistas a determinar quando a consideração do comprador acontece, e como isso impacta no processo de consideração de forma mais eficiente”.
Oportunidades são ilimitadas
Dustin relata que novos casos de uso para visão computacional estão em constante desenvolvimento, motivados por questões como “por que encontramos carrinhos abandonados no corredor 10 e não no corredor 20?” ou “quanto impacto na receita podemos esperar ver incentivando os funcionários da loja a cumprimentar compradores durante a seleção do produto?’
As análises de visão computacional da Sensormatic Solutions são criadas em parceria com processadores Intel e soluções de computação de ponta da Lenovo para substituir respostas anedóticas por insights e análises em tempo real, com base em interações do mundo real.
Esses dados podem então ser analisados para ajustar a experiência do comprador e resolver alguns dos problemas mais críticos de prevenção de perdas da atualidade. Por exemplo, os insights podem ser coletados a partir do momento em que um comprador entra em uma loja. O caminho que o comprador percorre em uma loja, os produtos considerados, os produtos selecionados, as áreas evitadas, se o comprador optou ou não pela assistência e o tempo total gasto em uma loja antes de fazer uma compra, tudo leva a conjuntos de dados ricos que permitem aos varejistas tomar ações específicas ou fazer mudanças ambientais.
À medida que o sistema coleta milhares de exemplos, os insights podem ajudar os varejistas a compreender a jornada dos compradores na loja para otimizar a colocação das mercadorias. Além do mais, a tecnologia de visão computacional também pode aprender a observar comportamentos suspeitos, como furtos em lojas, entrada em áreas não autorizadas e até mesmo identificar pessoas vagando em grupos. Equipados com essas informações, os varejistas podem reduzir riscos, otimizar a mão de obra e melhorar a experiência do comprador, ajudando a impulsionar as vendas.
Demandas por tecnologia
Tal como acontece com muitas tecnologias disruptivas, a visão computacional traz benefícios e demandas. Dustin comenta: “Vejo uma loja de varejo como algo como uma malha de sistemas, pessoas e produtos interligados. À medida que criamos mais casos de uso de visão computacional, também adicionamos complexidade, com uma nova camada de gerenciamento, tecnologia e dados em camadas em um mix já movimentado. Em última análise, a medida de qualquer nova tecnologia de varejo deve estar no desempenho e na simplificação ou melhoria da experiência dos participantes.”
Para visão computacional, que exige enormes capacidades de processamento, a capacidade máxima pode ser alcançada muito rapidamente, o que por sua vez limita a escalabilidade da solução.
Dustin comenta: “Em nossa experiência, os benefícios da visão computacional são tão dramáticos que a prova de conceito floresce em implantações muito maiores em apenas alguns meses. Estimamos que o setor de visão computacional esteja crescendo cerca de 30% ao ano, com os varejistas ajudando a orientar os fornecedores de tecnologia sobre os problemas que precisam ser resolvidos.”
Para aproveitar ao máximo a visão computacional, a tecnologia subjacente precisa oferecer desempenho e escalabilidade excepcionais. Para conseguir isso, a Sensormatic Solutions fez parceria com a Lenovo para soluções confiáveis de computação de ponta e processadores Intel avançados.
Alta performance, zero latência
Com servidores Lenovo ThinkEdge equipados com processadores Intel Xeon de 3ª geração, a Sensormatic pode implantar seus aplicativos de visão computacional em lojas de varejo para processamento rápido de dados e análises em tempo real na borda. Esses servidores compactos e robustos garantem desempenho rápido e confiável para cargas de trabalho com uso intensivo de computação.
“A edge computing é um componente crítico de nossas ofertas de visão computacional, pois os varejistas precisam de notificações em tempo real”, afirma Dustin. “Os servidores Lenovo ThinkEdge nos permitem processar e analisar dados de sensores no armazenamento real, na borda da rede, sem demora.”
A parceria com a Lenovo também oferece benefícios estratégicos, como explica Dustin: “Também participamos do programa Lenovo AI Innovators, que nos ajuda a avaliar nossas capacidades e otimizar nossas soluções. Para os varejistas, isso ajuda a garantir uma visão computacional robusta e altamente escalável que cresce facilmente à medida que a carga de trabalho e os casos de uso aumentam, como inevitavelmente acontecerá.
O que o future reserva
Os recentes avanços em IA estão passando do exagero à realidade, e grandes varejistas de marcas implantaram projetos de visão computacional de grande sucesso. Estas soluções identificam a actividade criminosa organizada no retalho, optimizam a mão-de-obra, geram poupanças directas de custos e revelam conhecimentos comportamentais não disponíveis através de qualquer outra tecnologia.
Dustin diz: “Estamos apenas no início de como a visão computacional no varejo ajudará a melhorar a experiência do comprador, cortar custos e melhorar a lucratividade e as vendas da loja – por exemplo, por meio da redução de perdas e ORC, mão de obra otimizada ou marketing mais direcionado. Ao fazer parceria com a Lenovo e a Intel, podemos levar tecnologia de visão computacional revolucionária para varejistas em todo o mundo.”
For more customer success stories, case studies and videos, visit https://lenovo.com/customer-success.